A Deficiência da Vitamina B12
A deficiência da Vitamina B12 é um problema sério, principalmente na população mais idosa (acima de 60 anos), que muitas vezes é pouco diagnosticado no nosso dia a dia. Uma das principais causas desta deficiência ocorrer nessa faixa etária, é originada pela má absorção de alimentos que acontece à medida que envelhecemos.
A deficiência de acidez no estômago, causada pela diminuição de uma substância chamada “fator intrínseco”, é frequente nas pessoas de mais idade.
Alguns medicamentos, muito receitados para as pessoas mais idosas, também são causadores da deficiência de muitas vitaminas, entre elas a B12.
Entre os remédios mais receitados podemos citar: as estatinas, indicadas para reduzir o colesterol. A metiformina, para diminuir o açúcar no sangue e, os antiácidos, cujo objetivo é cuidar das queixas de azia, má digestão, queimação no estômago e do refluxo gastroesofágico.
O quadro típico da deficiência de Vitamina B12 é muito variado e, os principais sintomas são: tremores; sensação de queimação nos pés e nas mãos; fraqueza muscular, parestesia e paralisia; dor fadiga e debilidade, muitas vezes confundida com “Síndrome da Fadiga Crônica”; pernas inquietas (abalos musculares incontroláveis que ocorrem principalmente à noite, ao deitar para dormir); pernas fracas, cãibras e contraturas nas mãos e nos pés; além de sintomas mal diagnosticados como sendo psiquiátricos como: depressão e psicoses. Alterações visuais também podem ser causadas pela deficiência de Vitamina B12, como: vista borrada, perda gradativa da visão e até cegueira.