Cuidados com a Coluna
Nos casos de problemas da coluna, o mais importante é: Associar o tratamento com o esforço perseverante e disciplinado do paciente, procurando seguir as orientações e os exercícios, para que não volte a ocorrer todo o quadro doloroso que o fez procurar a orientação do médico.
As orientações fundamentais baseiam-se no respeito à convexidade da lordose lombar em cada movimento, especialmente nas semanas após o início do tratamento. Procure-se cuidar da seguinte forma:
1. Sentar em cadeiras firmes, anatômicas, bem acomodado.
2. Dirigindo ou de carona, ou em qualquer outro veículo, procure manter a posição ereta, respeitando a lordose (encosto em 90°).
3. Ao abaixar para pegar alguma coisa no chão ou quando for preciso flexionar o corpo, não ficar com os pés juntos, mas sim com um deles à frente, servindo como um segundo ponto de apoio.
4. Ao deitar-se e, principalmente, ao sentar-se na cama, manter a curvatura lombar (lordose) bem posicionada, ficando de lado e depois, movendo-se com o auxílio dos braços.
Durma na posição que preferir ou que se sinta mais confortável.
Exercícios: Realizar (todos os dias), 2 a 3 vezes ao dia:
1. Levantar as duas mãos, paralelas ao corpo (vigorosamente), elevando o tronco (tirando o peso da região lombar) e afastando, ao mesmo tempo, um dos pés para trás (alternadamente). Faça 10 vezes para cada perna.
2. Pendurado em uma barra, balançar o quadril para frente e para trás, de forma descontraída, elevando levemente o tórax com a força dos braços, deslocando o quadril para frente e para o alto. Os pés devem se movimentar passivamente, sem esforço. Repetir o movimento 10 vezes.
*Procure olhar-se no espelho e observe o alinhamento dos ombros e do quadril.